Onde encontrar nossos cafés?
Unique Café
Processos de produção

blue_muffin

01 - Lavouras Família Unique

Lavouras Família Unique

O café é plantado a partir de mudas produzidas em viveiros. As mudas são o resultado de uma cuidadosa seleção das melhores, que podem gerar árvores sadias e resistentes.

O plantio é feito em espaços projetados para permitir um bom crescimento e o trabalho de manutenção das árvores, do solo e da colheita.

As áreas destinadas à lavoura são sempre as mais nobres e valorizadas de cada região. O café é uma das culturas que mais gera empregos e exige cuidados durante todo o ano. Dois anos após o plantio, o cafezal já produz frutos e podem durar décadas. A Família Unique possui uma lavoura centenária.

light_pink_muffin

02 - Cultivo e Manejo

Cultivo e Manejo

Confira o ano agrícola e a rotina dos cafeicultores de montanha.



Tabela
light_pink_muffin

03 - Higienização e preparo dos terreiros [...]

Higienização e preparo dos terreiros e equipamentos

Café Especial é alimento e deve ser tratado como tal. Por isso, se fazem necessárias medidas de higienização e cuidados específicos para que o café possa chegar até o cliente final com todos seus aromas e sabores característicos.

light_pink_muffin

04 - Colheita seletiva 100% manual

Colheita seletiva 100% manual

O café é um fruto não climatérico, isto é, não fica mais doce ou amadurece depois de colhido. Frente a isso, é necessário realizar a colheita do café em seu ponto ideal de maturação denominado “café cereja”, nomenclatura esta utilizada devido à semelhança física entre ambas as frutas.

light_pink_muffin

05 - Lavagem dos grãos selecionados

Lavagem dos grãos selecionados

A lavagem é um processo indispensável para se obter um café de boa qualidade. Independentemente do tipo de colheita que for feito, a lavagem é utilizada para eliminar sujeiras que geralmente não saem totalmente com a abanação.

light_pink_muffin

06 - 1ª Separação

1ª Separação

Paralelamente ao processo de lavagem é realizada a primeira separação, onde serão apartados cafés de qualidade inferior, conhecidos por "bóia" ou “passa” (grãos já secos no pé).

Esse tipo de grão flutua sobre a água, enquanto os cafés cereja e verde ficam no fundo e são encaminhados direto para o descascador de café, onde ocorre a segunda separação (segue detalhada logo em seguida).

light_pink_muffin

07 - Processo natural ou descascado

Processo natural ou descascado

PROCESSO NATURAL
O fruto passa ou seco é mantido com a casca e é conduzido para a secagem integralmente (casca, mucilagem, pergaminho e grão).


PROCESSO DESCASCADO
Retira-se a casca e parte da mucilagem do fruto maduro, no despolpador. O café é conduzido para a secagem com parte da mucilagem, o pergaminho e o grão.

light_pink_muffin

08 - 2ª Separação

2ª Separação

Após a lavagem, onde ocorre a primeira separação, o café verde e o café cereja misturados vão para o descascador. No descascador o café verde é separado mecanicamente sob pressão indo para o terreiro de secagem, enquanto o café cereja é descascado por processo mecânico.

Finalmente, o café cereja descascado (CD) pode ser levado direto para o pátio de secagem.

light_pink_muffin

09 - Seca lenta e homogênea

Seca lenta e homogênea

SECAGEM AO SOL
A secagem ao sol é realizada em pátios cimentados e de maneira natural e lenta. O café é revolvido cerca de vinte vezes ao dia para que a secagem ocorra de forma gradual e homogênea.

SECAGEM MECÂNICA
A secagem feita no secador mecânico é utilizada apenas para se atingir o teor ideal de umidade dos grãos, que deve ser de aproximadamente 11%. Esse teor de umidade deve ser homogêneo dentro de um único grão, bem como entre os grãos do lote.

light_pink_muffin

10 - Descanso dos Lotes Individuais

Descanso dos Lotes Individuais

SECAGEM AO SOL
A secagem ao sol é realizada em pátios cimentados e de maneira natural e lenta. O café é revolvido cerca de vinte vezes ao dia para que a secagem ocorra de forma gradual e homogênea.

SECAGEM MECÂNICA
A secagem feita no secador mecânico é utilizada apenas para se atingir o teor ideal de umidade dos grãos, que deve ser de aproximadamente 11%. Esse teor de umidade deve ser homogêneo dentro de um único grão, bem como entre os grãos do lote.

white_muffin

11 - Beneficiamento e Armazenagem

Beneficiamento e Armazenagem

Após atingirem o teor ideal de umidade, os lotes de café são encaminhados individualmente para as tulhas de descanso, onde são armazenados por vários dias até que ocorra a total estabilidade e homogeneidade dos grãos.

Este período também é muito importante para a fixação das características da bebida, tais como: corpo, aroma e sabor.

white_muffin

12 - Laboratório Unique 1ª prova do café cru

Laboratório Unique 1ª prova do café cru

Supervisionado por Jacques Pereira Carneiro, juiz credenciado pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) e terceiro colocado no SCAE World Cup Tasters Championship.

1ª PROVA DO CAFÉ CRU
É feita a primeira prova para analisar a consistência dos lotes de café já ensacados e armazenados. São realizados, respectivamente, os seguintes testes: medição do teor de umidade, análise sensorial e análise visual para detecção de defeitos físicos nos grãos.

white_muffin

13 - Aprovação do Padrão Unique

Aprovação do Padrão Unique

Depois de testados individualmente, são classificados os lotes que serão utilizados nos padrões dos Cafés Unique.

white_muffin

14 - Torra Especializada e Ecológica

Torra Especializada e Ecológica

A torra Unique é especializada e realizada em um pequeno torrador ecológico com capacidade máxima de 15 kilos, que nos permite explorar características de sabor e aroma de cada tipo de grão. Os graus de torra são refletidos por sua cor externa, sabor e aroma.

A Unique realiza dois tipos de torra: Torra Média Clara para café espresso em grãos (cor de chocolate) – preserva mais os óleos aromáticos (grãos permanecem secos) proporcionando suavidade do aroma e sabor, menos amargor e acentuação da acidez da bebida. Torra Média Escura para café moído – menos amargor e acentuação do aroma e do sabor.

white_muffin

15 - Descanso

Descanso

Depois de torrado o café precisa passar por um processo de desgaseificação e, depois deste descanso, ele será moído ou apenas embalado (café em grãos) dependendo do tipo de utilização a que se destina.

white_muffin

16 - Laboratório Unique 2ª Prova para [...]

Laboratório Unique 2ª Prova para
espresso ou moído

Durante todo o processo de descanso, os Cafés Unique são testados empiricamente objetivando verificar seu desempenho proposto, ou seja, a fidelidade dos cafés frente aos modos de preparo aos quais os mesmos se destinam, tais como: coador, espresso e sachê.

white_muffin

17 - Controle de Qualidade

Controle de Qualidade

Nessa etapa é retirada uma amostra cega de cada lote de café e realizada uma degustação piloto com clientes comuns e totalmente leigos no assunto. Nosso intuito é de nos abster de juízo de valores e ter um autêntico feedback de quem será de fato nosso cliente final, assim como você.

white_muffin

18 - Empacotamento

Empacotamento

Os Cafés Unique são embalados um a um em embalagens metalizadas tipo exportação, com válvulas desgaseifica-doras e tin-tie (lacre para vedação do café após aberto).

A válvula desgaseificadora evita que ocorra qualquer entrada de gás (como oxigênio) na embalagem, o estado normal da válvula é “fechada”. À medida que há liberação de CO2 no interior da embalagem, este começa a acumular e inflar levemente o pacote.

É um efeito desejável da válvula, pois demonstra seu funcionamento. No momento que o interior do pacote adquire uma pressão superior, a válvula passa para o estágio “aberto”, para que este excesso de gás seja liberado. Imediatamente após esse fenômeno, quando as pressões se igualam, a válvula passa a “fechada” para evitar a entrada de oxigênio.

white_muffin

19 - Ponto de Venda

Ponto de Venda

Oferecemos treinamentos em cafés aos nossos parceiros envolvendo toda a cadeia produtiva, desde o pé até a xícara. Com isso visamos agregar ainda mais valor aos nossos produtos e minimizar as possibilidades de depreciação do café especial.

Sempre que possível, a Unique Cafés Especiais opta pelo sistema de logística Just in time e visa com isso fornecer na hora exata o café fresco para consumo.

white_muffin

20 - Barista

Barista

Profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais) e parceiro fundamental e indispensável, cujo principal objetivo é alcançar a "xícara perfeita".

Profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes do processo de extração da bebida, seja em máquinas de espresso ou em outros métodos de preparo.

white_muffin

21 - Cliente

Cliente

A Família Unique busca atender e formar clientes através de programas informativos e educacionais em cafés especiais.

Exemplos disso é a criação de diferentes blends, com o intuito de demostrar empiricamente as reais diferenças entre sabores e aromas existentes nos cafés especiais e também a Rota do Café Especial (www.rotadocafeespecial.com.br) que tem como objetivo a educação em loco e formação de novos e exigentes consumidores de cafés especiais.

white_muffin

22 - Feedback Cliente

Feedback Cliente

A Unique reúne tradição de 100 anos na produção de cafés, condições naturais únicas, modernidade nos processos de colheita manual seletiva, rastreabilidade total dos lotes, correto processamento e descanso dos grãos, nível técnico internacional para degustação e aprovação, pesquisa e técnica especializada de torra, alto padrão de atendimento e resultados surpreendentes nos diversos concursos de cafés especiais de todo mundo.


Grãos

UNIQUE CAFÉS

Rua Virgílio Alves Pereira, 62 - Novo Horizonte
Carmo de Minas - MG
Fone: (35) 3334-1661
CEP: 37.472-000

Copyright © 2011 Unique Cafés
GSB2 Propaganda